UM GUIA DEFINITIVO: COMO APRENDER UM NOVO IDIOMA RAPIDAMENTE?

Para aprender um novo idioma rapidamente, você precisa tratar isso como aprender a dirigir. Você não aprende a dirigir apenas lendo o manual, não é? Seu programa de idioma deve envolver muita prática e menos teoria. Ter objetivos claros e um programa de aprendizagem de idiomas a seguir, são essenciais. Consistência e determinação também te levarão longe nesse jogo.

Quanto tempo leva para aprender um novo idioma?



Você pode aprender em oito meses, mesmo se morar em um país que não se fala a língua que você quer aprender. Sim, é possível aprender um idioma em menos de um ano se você adotar o aprendizado baseado na prática. Você não será fluente, mas terá pelo menos um nível intermediário superior (B2 ou um nível abaixo da fluência).

Saiba que você não precisa ser um gênio para aprender um novo idioma em menos de um ano!



Você só precisa de um plano concreto, determinação e consistência. Eu sou apenas uma garota comum que é ruim em matemática. Eu também não sou uma poliglota. Eu sou você (em termos de aprendizagem de línguas). Então, se eu pude fazer isso, você também pode.

Defina seus objetivos desde o início



Saber seus objetivos desde o início o guiará até onde deseja estar. Ao ter metas, você evitará se sobrecarregar com informações de que simplesmente não precisa.

Seu objetivo pode ser tão simples como assistir filmes estrangeiros sem dublagem ou legendas. Ou talvez para impressionar alguém em alguma conversa.

O que quer que você queira alcançar, é importante definir desde o início para dar o próximo passo.

Crie um plano baseado na prática de acordo com seus objetivos



Você precisa criar um plano para atingir seus objetivos. Não existe uma fórmula que sirva para todos, porque depende do seu objetivo final.

Digamos que você gostaria de assistir a filmes estrangeiros sem dublagem ou legendas. Isso significa que você precisa aprimorar suas habilidades de escuta. E como você melhora suas habilidades de escuta? Não fazendo exercícios de gramática, posso garantir!

Se você quiser entender melhor, você precisa ouvir diariamente o conteúdo em seu idioma de destino. É simples assim. Praticar habilidades de escuta, leitura, escrita e conversação o levará ao seu objetivo muito mais rápido do que apenas aprender as regras do idioma.

Itens para ação

Volte ao seu plano – então sugiro ter metas menores além da principal. Por exemplo, você pode começar devagar assistindo a conteúdo gratuito no Youtube feito especificamente para alunos de idiomas. Você pode definir mini-metas como estas:

Ser capaz de entender esse tipo de vídeo com legenda até o final do segundo mês.

Ser capaz de entender esse tipo de vídeo sem legenda até o final do terceiro mês.

Crie uma lista de tarefas de 2 em 2 semanas.



Uma das chaves para o sucesso em aprender outro idioma é a consistência. Isso significa fazer coisas semelhantes por um longo período de tempo.

Crie uma lista de tarefas que durará duas semanas de cada vez. Dessa forma, você não teria que gastar tempo todos os dias planejando.

Ao preparar seus materiais com antecedência, seu trabalho todos os dias é apenas começar a praticar. Sem desculpas!

Não sugiro ter uma lista de tarefas que dure mais de duas semanas, porque você pode melhorar muito em duas semanas. Eu sei que isso pode parecer inacreditável, mas é verdade.

Ao final de duas semanas, você deve revisar se precisa fazer as mesmas coisas ou pode seguir em frente.

Use o Duolingo e assista a séries de TV no primeiro mês



O Duolingo deve ser a principal ferramenta de aprendizado em seu primeiro mês.

Eu sei que muitas pessoas são anti-Duolingo porque o app usa muitas frases que não fazem sentido… E o que devo concordar.

O objetivo do Duolingo é familiarizar-se com as estruturas das frases da sua língua-alvo. Duolingo também é repetitivo e, portanto, seja o que for que você esteja aprendendo lá, a repetição faz o mestre. É bom para melhorar a pronúncia também.

Além de usar o Duolingo, sugiro veementemente assistir séries de TV em seu idioma de destino, tanto quanto possível. Você pode usar legendas, obviamente.

O objetivo é familiarizar-se com o som das palavras em seu idioma de destino. Quando você é um iniciante, provavelmente não consegue dizer onde uma palavra começa e termina. Assim, com as séries de TV, você está “treinando” seu cérebro para se familiarizar com um novo idioma.

Aplique o “segredo“: evite traduzir mentalmente



Assim que possível, em sua jornada de aprendizado de línguas, sugiro que você pare de traduzir mentalmente o que lê ou ouve.

No início, se você estiver assistindo a algo em seu idioma de destino, pode querer ou traduzir automaticamente as palavras em sua cabeça para seu primeiro ou segundo idioma como uma tentativa de compreensão.

Traduzir, retarda muito o processo de compreensão. Algumas pessoas, depois, sentem dificuldade em recuperar o atraso.

Eu sempre sugiro aos meus alunos que parem de traduzir (com bastante ênfase no “parem“!) 😀 Você saberá como fará diferença!

Portanto, o truque é apenas saber. Eu sei que isso pode parecer tão bizarro, mas isso é muito útil no longo prazo. Quando você ouve algo na sua primeira língua, você simplesmente entende tudo, não é? Portanto, tente fazer o mesmo com seu idioma de destino. Requer tempo e muita prática.

No começo, você pode tentar visualizar o que ouve ou lê com imagens em vez de traduzir. E depois de uma ou duas semanas, tente apenas entender. Requer foco, mas não muito.

Seu cérebro é mágico. Ele pode se adaptar. Ele pode encontrar padrões. Ele quer entender.

Além disso, pratique, pratique, pratique!

Sempre pergunte a si mesmo: “eu preciso aprender isso agora?”



Quando você começa a aprender um novo idioma, a situação pode se tornar opressora e confusa. Você pode ter o desejo de aprender cada coisa que encontrar pela frente, porque acha que pode precisar disso mais tarde.

Na maioria das vezes, é apenas a sua ansiedade falando.

Você precisa saber o vocabulário do aeroporto? Você precisa aprender as cores ou o que dizer quando vir um acidente?

A resposta é não. Pare de perder tempo aprendendo e memorizando coisas inúteis. Sempre mantenha seus objetivos em mente e pergunte-se antes de aprender coisas novas, “eu preciso aprender isso agora ?”

Lembre-se – já há muito para você aprender. Mantenha tudo simples e de acordo com seus objetivos.

Registre cada marco e progresso



Aprender um idioma é uma maratona. Extremamente longa. Portanto, há dias em que você se sente derrotado e desmotivado. É completamente normal.

É por isso que é importante registrar cada conquista, não importa o quão pequena seja. Faça coisas como:

  • Traduzir uma canção
  • Falar um minuto sem pausa
  • Entender um vlogger sem legendas
  • Ter uma conversa fluida sobre política.

Lembre-se também de anotar o que você acabou de fazer, como:

  • Comecei a me gravar falando por um minuto
  • Comecei a ouvir podcasts
  • Comecei a assistir as notícias
  • Ler mesmo quando tiver num dia ruim.


Siga o Digital Teaching Brasil no Instagram e mantenha-se informada(o) de mais novidades!


<script async src="https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js?client=ca-pub-3964903351840532"

     crossorigin="anonymous"></script>

0 Comments