Como pensar em uma língua estrangeira
Ah, a mente. É um lugar onde podemos aproveitar nossa criatividade e armazenar nossas memórias mais preciosas. Nossos cérebros são órgãos incríveis de que precisamos para realizar quase todas as funções, e é fundamental quando se trata de aprender a pensar em uma língua estrangeira.
Se você está estudando um segundo, terceiro ou quarto idioma há algum tempo, sua jornada para a conversação provavelmente se parece com a de outros alunos: aprender o vocabulário, estudar a gramática e, em seguida, ir ao encontro com algumas conversas com falantes nativos pacientes. As conversas são (muito provavelmente) estranhas e você se pega falando de uma maneira que parece vacilante e insegura, deixando-os pensando se ao menos estudou o idioma.
Infelizmente, é aí onde a maioria dos alunos para. Na maioria das vezes, é o constrangimento que causa uma parada no aprendizado. Ser um adulto que não consegue se comunicar bem em um restaurante ou consultório médico é uma experiência humilhante, e a maioria de nós prefere evitar isso.
É você? Nesse caso, você não está sozinho. Não ser capaz de se comunicar rapidamente em uma língua estrangeira é uma das razões mais comuns pelas quais os alunos interrompem seus estudos.
Eles ficam envergonhados e desanimados. Mas, felizmente, há uma maneira direta de consertar isso: aprendendo a pensar em uma língua estrangeira.
Hoje, vou mostrar como você pode fazer essa mudança em seu próprio cérebro e desenvolver sua fluência em qualquer língua estrangeira que você queira aprender.
Preparar? Vamos começar!
Por que você deve pensar em uma língua estrangeira
Se você está lendo este texto, provavelmente já está familiarizado com alguns dos benefícios de aprender a pensar em uma língua estrangeira.
Felizmente, há muitos benefícios em aprender a pensar em um idioma diferente. Por exemplo:
Você terá menos probabilidade de cometer erros de tradução. O idioma em que você pensa é o idioma no qual você raciocina. Vamos exemplificar usando o português, e o inglês.
Se você pensa em português e traduz para o inglês, naturalmente vai querer usar construções da gramática do português. Às vezes, isso funciona a seu favor. Outras vezes, é um desastre e você acaba dizendo algo que não queria dizer. Você pode evitar constrangimentos pensando em inglês – o que significa que será mais provável que você use as construções gramaticais associadas a esse idioma.
Seu vocabulário vai melhorar. O inglês tem muitas palavras que parecem palavras diferentes Às vezes, os significados são os mesmos. Outras vezes, são completamente diferentes. Chamamos isso de “falsos amigos”, ou "false cognates" Se você aprender a pensar em inglês, será menos provável que use esses falsos amigos ao falar. Como resultado, seu vocabulário melhorará e você poderá evitar erros.
Falar gradualmente se tornará algo natural. É preciso muita capacidade cerebral (e tempo!) Ao eliminar a etapa de tradução, você responderá mais rapido quando estiver em uma conversa. Esta é uma das maneiras mais poderosas de melhorar sua fluência, porque você é capaz de responder em tempo real em uma conversa sem precisar de muito tempo para pensar na sua resposta.
Ouvir também será mais fácil. Assim como quando você fala, ouvir e traduzir conversas inteiras exige muito esforço de sua parte. Isso também diminui sua capacidade de resposta. Se estiver conversando com alguém que fala rápido, talvez você não consiga entendê-lo. Isso é verdadeiro, se você precisar traduzir cada palavra que eles dizem. No entanto, pensando no idioma que eles estão falando, você poderá processar a conversa bem mais rápido.
Razões do bônus: por que você deve pensar em uma língua estrangeira?
Acostumar-se a pensar em uma língua estrangeira é uma ótima prática se você planeja usar o que aprender no mundo real algum dia. Quando você está viajando, por exemplo, ser capaz de pensar em um idioma diferente permitirá que você tenha conversas naturais com falantes nativos.
Além de viajar, pensar em outro idioma também o ajudará se você quiser:
- Trabalhar no exterior para uma empresa estrangeira.
- Estudar em outro país.
- Conduzir negócios com clientes ou colegas estrangeiros.
- Assistir a filmes ou programas de televisão estrangeiros.
- Ler livros, revistas ou jornais publicados em outro idioma.
Aprenda idiomas para mudar a sua vida, carreira, estudos. Seja um diferencial. Siga o Digital Teaching Brasil para ter conteúdo de qualidade, e grátis para seu aprendizado de idiomas!
0 Comments